top of page

Brabuleta #comG

  • comG
  • 13 de ago. de 2015
  • 4 min de leitura

Hello people!

É, não seguimos a ordem cronológica dos projetos...resolvemos pular pra esse que achamos muito legal: a BRABULETA!

Foi inspirada num vídeo da Katy Perry, onde ela usa uma tiara de borboleta, que mexe as asas. Quando vimos, já tivemos vontade de fazer...então vamos às partes!

Vamos precisar de:

- 2 micro servo 9g;

- 1 Arduino Pro mini;

- 1 bateria lítio 2 células (3,7V);

- 1 tiara (arquinho);

- pedaços de E.V.A. grosso;

- cola quente e pistola;

- enfeites de borboleta (compramos numa loja de arranjo de flores, podem ser das que usam para enfeite de vasos ou até imãs de geladeira, mas não podem ser pequenos);

- chave liga desliga para Lilypad;

- pedaços de tecido;

- fita crepe e fita dupla face;

- tesoura;

- ferro de solda;

- solda para eletrônica (“estanho”);

- termo-encolhível preto;

- alicate de corte.

Projeto

O que precisamos fazer é simular o movimento das asas da borboleta. Para isso, pensamos nos servomotores usados em aeromodelos, que são leves e tem um movimento de 180 graus. A alimentação dos servos geralmente é com 5V, porém funcionaram com 3,7V.

Os micro servos possuem 3 fios: vermelho, marrom e laranja. O vermelho é o fio de alimentação Vcc, ou positivo. O marrom é o fio negativo, ou GND. O fio laranja é o de sinal, ou seja, de quem vai dar o sentido de movimento dele, que no nosso caso vai vir do Arduino.

Em seguida, vamos ver o programa que dá o movimento dos servomotores.

Programação

O sketch do projeto foi uma adaptação de um exemplo pronto, disponível na IDE do Arduino. Usaremos a biblioteca SERVO, que possui dois exemplos para uso de servomotores com Arduino. O exemplo pronto é para movimento de 1 em 1 grau de um servo, mas acrescentamos um outro servo no programa, que faz o mesmo movimento que o primeiro.

#include <Servo.h>

Servo myservo1; // create servo object to control a servo

// twelve servo objects can be created on most boards

Servo myservo2;

int pos = 0; // variable to store the servo position

void setup()

{

myservo1.attach(9);

myservo2.attach(10);

}

void loop()

{

for(pos = 0; pos <= 100; pos += 1) // goes from 0 degrees to 180 degrees

{ // in steps of 1 degree

myservo1.write(pos); // tell servo to go to position in variable 'pos'

myservo2.write(pos);

delay(15); // waits 15ms for the servo to reach the position

}

for(pos = 100; pos>=0; pos-=1) // goes from 180 degrees to 0 degrees

{

myservo1.write(pos); // tell servo to go to position in variable 'pos'

myservo2.write(pos);

delay(15); // waits 15ms for the servo to reach the position

}

}

Declaramos o pinos usados (9 e 10 digitais), depois anexamos estes pinos a biblioteca Servo. Após isso, são usados laços de repetição FOR, que faz com que haja o movimento dos servos de um em um grau.

Eletrônica

Após a gravação do sketch, as ligações serão feitas da seguinte forma:

- Na chave liga desliga serão soldados os fios vermelhos dos servos, e um fio para o VCC do Arduino, todos de um lado. No outro lado, serão soldados os dois fios vermelhos (Vcc) da bateria.

- Todos os fios de GND (marrom dos servomotores, pretos da bateria, fio para o GND do Arduino) devem ser ligados juntos e soldados. Para isso, desencapamos a ponta de todos, juntamos, colocamos um pouco de solda e finalizamos com termo-encolhivel.

- Os fios laranja dos servos são soldados nos pinos 9 e 10 do Arduino.

IMPORTANTE: utilize os pinos GND e VCC que estão na parte inferior e superior da placa Arduino, deixe os pinos laterais para uma possível regravação de sketch.

Montagem

Coloque uma das hélices em cada servo e parafuse, use a que tem uma única haleta. Com cola quente, fixe os servos para que fiquem um ao contrário do outro, na vertical, sobre o pedaço de E.V.A. Nas haletas, coloquem as asas desmontadas do enfeite ou imã de geladeira. As asas precisam ser de tamanho médio ou grande, para dar o efeito de movimento. Também fixem com cola quente, fazendo com que fiquem de lados opostos.

Colem o pedaço de E.V.A na lateral da tiara. No lado oposto, fixem com fita dupla face a bateria e atrás, o Arduino Pró mini. Ao final da tiara, coloquem a chave liga desliga, para que fique de fácil alcance.

Tentem fazer com que os fios fiquem juntos e do mesmo tamanho para fixação.

Após secar, cubra a tiara com pedaços de tecido. Onde estiver a bateria, tomar cuidado para fazer um espaço para que seja fácil retira-la para recarga.

Testes

Os primeiros testes foram feitos com um Arduino Uno e os servomotores, alimentados pela USB do PC. Verificamos se o movimento dos servos era oposto, mas quando colocamos na tiara reparamos que tinham que se mover para o mesmo lado.

Quando fizemos os testes da primeira bateria com os servos, percebemos que o Arduino reiniciava e um dos servos não se movia. Percebemos que a bateria comum de celular, que geralmente utilizamos nos projetos, não deu conta de alimentar dois servos e um Arduino Pro mini. A bateria que utilizamos foi utilizada num projeto anterior, que retiramos de um mini modem, inclusive a própria carcaça do mini modem serve de carregador para esta bateria. Ela possui dois fios VCC e dois GND. Quando ligados em paralelo (VCC com VCC e GND com GND), gera uma corrente maior, que suporta toda a carga que precisávamos. Sucesso! Rsrsrs


 
 
 

Comments


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
SIGA
  • YouTube Clean

© 2023 por FAÇA VOCÊ MESMO. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page